segunda-feira, 30 de maio de 2011

Marketing e hit populista fazem de Paula o fenômeno de vendas de 2011

Paula Fernandes é o fenômeno de vendas do mercado fonográfico neste ano de 2011. Lançados em janeiro, o CD e DVD Paula Fernandes ao Vivo já totalizam juntos - até este mês de maio - 700 mil cópias vendidas, de acordo com a Universal Music. Se os números alardeados com orgulho pela gravadora já seriam bastante expressivos até na era pré-pirataria, tais cifras atualmente indicam se tratar realmente de um fenômeno raro. É fato que a cantora - vista em foto de Guto Costa - já vinha em ascensão no mercado fonográfico. Seu quinto álbum de estúdio, Pássaro de Fogo, lançado em 2008, saiu de 2010 com mais de 90 mil cópias vendidas. Mas nada faria supor a explosão comercial de Paula Fernandes em 2011. É fato também que a aparição da artista no especial natalino de Roberto Carlos exibido pela TV Globo em 25 de dezembro de 2010 - aparição alimentada pelos rumores de um nunca confirmado envolvimento romântico com o Rei - aumentou o interessse da mídia por Paula Fernandes. Com agilidade e tino comercial, a equipe de marketing da Universal Music soube aproveitar tal interesse para aumentar a exposição do nome e da (bela) imagem da cantora nessa parcela mais popular da mídia. Aliado à promoção radiofônica de uma das faixas mais populistas do repertório de Paula Fernandes ao Vivo (Pra Você, parceria da cantora com Zezé Di Camargo), tal marketing se revelou eficaz e turbinou as vendas do primeiro registro de show da artista. Ainda assim, mesmo com toda a máquina promocional da Universal Music posta a serviço de Paula Fernandes (cantora que tende a investir cada vez mais na música romântica mais trivial), a grandeza dos números não tem explicação racional. Trata-se, afinal, de um daqueles fenômenos que acontecem volta e meia no mercado fonográfico e que ninguém consegue explicar a contento - até porque, se existisse uma fórmula que fosse garantia de sucessos fenomenais, ela seria usada à exaustão sempre com êxito. O fato é que tudo indica que Paula Fernandes sairá de 2011 com mais de um milhão de CDs e DVDs vendidos. Fenômeno!

Blog Notas Musicais

Gosto da Paula, acho que ela canta bem.

Segundo a ABPD:

O CD ainda ganhou disco de platina tripla, ou seja, vendeu no máximo 299,999 cópias.
O DVD já é disco de Platina Triplo, ou seja, vendeu no mínimo 150,000 cópias e no máximo 249,999 cópias.

Segundo a ABPD, CD+DVD somam no máximo: 549,998 cópias.

Soma das tiragens, na internet, consegui essas tiragens:

CD
AA 30.000
AB --
AC 25.000
AD 20.000
AE 25.000
AF --
AG --
AH --
AI 15.000
AJ --
AK 30.000
AL 20.000
AM 50.000
Total = no mínimo 215,000

Nenhum comentário:

Postar um comentário